O programa Domingão Tarifa Zero, iniciativa da Prefeitura de São Paulo em dezembro de 2023, completou seis meses no dia 17 de junho, transportando 81,3 milhões de passageiros gratuitamente. Este número representa um aumento significativo de 32% em comparação com dezembro de 2022 e junho de 2023, quando 59,2 milhões de passageiros utilizaram o transporte por ônibus na capital paulista, de acordo com dados da SPTrans, responsável pela gestão do sistema de transporte público municipal.
Aumento expressivo nas linhas
Algumas linhas se destacaram pelo grande aumento no número de passageiros transportados durante esse período. Entre elas estão Jd das Rosas – Terminal Capelinha, com um crescimento de 132%; Terminal Parque Dom Pedro II – Terminal Bandeira, com 114% de aumento; e Terminal Capelinha – Terminal João Dias, que registrou um aumento de 105%.
Em termos absolutos, as linhas que mais se sobressaíram foram Vila Arapuá – Terminal Sacomã, com um acréscimo de 95 mil passageiros em relação ao ano anterior; Terminal Jardim Ângela – Metrô Santa Cruz, com mais 91 mil passageiros; e a linha Terminal Parelheiros – Terminal Santo Amaro, que teve um crescimento de 90 mil usuários. A análise considerou apenas as linhas que operaram em todos os fins de semana desde o início do programa e no período de comparação.
Atrações especiais em datas comemorativas
O Domingão Tarifa Zero teve grande destaque em dias especiais, como os domingos que coincidiram com o Natal, que registraram um crescimento de 130% em comparação com o ano anterior, e o Réveillon, com um acréscimo de 93%. Além disso, o domingo dia 18 de fevereiro, data do encerramento dos desfiles de carnaval em São Paulo, apresentou um aumento de 50% em relação a 2023.
Em termos de volume, os dias com maior número de passageiros transportados foram no aniversário da cidade, com 3,4 milhões de usuários utilizando o transporte público; no primeiro domingo do programa, em 17 de dezembro de 2023, com 3 milhões de passageiros; e no domingo 3 de março, com 2,9 milhões de usuários.
Parques municipais na periferia em alta após Tarifa Zero
Durante o mesmo período de implementação do Domingão Tarifa Zero, a frequência nos parques municipais também aumentou. Quatro dos cinco parques com maior acréscimo de visitantes estão localizados na periferia da cidade.
O Parque do Carmo, na Zona Leste, recebeu mais de 1,4 milhão de visitantes aos domingos nos últimos seis meses, apresentando um aumento de 177% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Outros parques periféricos, como Tiquatira, Bororé e Fazenda do Carmo, também registraram um aumento significativo de público aos domingos.
A Prefeitura de São Paulo atribui parte desse aumento no número de visitantes dos parques municipais aos benefícios do Domingão Tarifa Zero, que possibilitou o transporte gratuito aos domingos. No total, os parques receberam 8 milhões de visitantes nesse dia da semana em seis meses, representando um acréscimo de 11%.